Atual gestão do SAAE soluciona problema antigo de moradores da Avenida José Cambraia

O Diretor do Saae, Vicente Coutinho e o engenheiro Henrique em visita as obras

Após trinta anos de espera, os moradores do final da Avenida José Cambraia, no do bairro Deolinda Mendes,  podem comemorar  finalmente,  a chegada da rede coletora de esgoto em suas casas. Segundo Mirleide Abadia da Silva Ramos que reside há décadas nesta avenida, são mais de cinquenta pessoas atendidas. Ela explicou que todas as casas daquele quarteirão fazem o depósito dos dejetos sanitários em fossas negras, que além de serem totalmente anti-higiênicas, são também ilegais. Há anos que  a moradora Mirleide vem lutando  para solucionar este problema. E quando tomou posse a nova Diretoria do SAAE, resolveu mais uma vez tentar.  Ela disse que ficou surpresa quando, em apenas dois dias após conversar com o Diretor Vicente Coutinho, recebeu uma ligação do SAAE dizendo, que na próxima semana, começaria o serviço. O SAAE explica que a coleta de esgoto sanitário é obrigação do Município e que o uso de fossas negras são totalmente ilegais.  Segundo a Diretoria ainda existem alguns locais em Ibiá que a coleta de esgoto não é feita corretamente,  mas todas as medidas para resolverem tais falhas estão sendo tomadas. O Diretor Vicente Coutinho se desculpa pelas falhas do setor e diz que transcorridos, apenas, dois meses muito já foi feito, porém é apenas o começo e que lutará juntamente com os Servidores do SAAE para que os problemas sejam solucionados na sua totalidade, principalmente na coleta de esgoto.

Implantação da ETE irá despoluir Rio Misericórdia

Imagem do Ofício

A Administração Municipal e a Direção do SAAE estão trabalhando com muito empenho para implantação da  ETE - Estação de Tratamento de Esgoto no Município.  Essa conquista será um marco histórico para Ibiá em vários aspectos, em especial na medida de adequação as atuais leis ambientais. A diretoria do SAAE, por meio de ofício, solicitou agilidade a Funasa - Fundação Nacional de Saúde, que é o órgão responsável pela aprovação do projeto da ETE. Em resposta a Funasa esclareceu que o projeto está em fase final de aprovação. A  obra prevê a construção de sete estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto. A implantação da ETE no Município significará a despoluição do Rio Misericórdia. “O nosso Rio Misericórdia e suas margens são patrimônios da cidade, e devem ser um espaço agradável,  onde a população possa frequentar e praticar atividades recreativas” observou Vicente Coutinho, Diretor do SAAE. Segundo Henrique França,  Gerente Operacional do SAAE, Ibiá está dando passos largos no sentido do desenvolvimento,  tanto econômico, como ambiental, sendo que a partir da construção da ETE, novos empreendimentos poderão estabelecer em Ibiá, pois a cidade ganhará status de Município responsável com o meio ambiente. (Reportagem: Jornal JAP